Monday, November 4, 2024

 


A PAZ É A ARTE DE EQUILIBRAR O YIN E O YANG

De todos os alimentos integrais, os grãos de cereais integrais, selvagens ou cultivados, são a forma mais equilibrada de nutrição e, em todas as suas diferentes variedades, constituíram a base da alimentação da humanidade durante milénios e, mesmo nos tempos modernos, têm sido consumidos como alimento principal em todo o mundo. Todas as civilizações anteriores à era moderna reconheceram que os cereais integrais são o pilar ou o sustento da vida e que os diferentes tipos de cereais, culturas, estilos de cozedura e outras formas de preparar os alimentos dão origem à maravilhosa diversidade e riqueza da cultura humana e social. O arroz e o millet foram os principais alimentos do Oriente; o trigo, a aveia e o centeio foram-no na Europa; o trigo sarraceno na Rússia e na Ásia Central; o sorgo e o millet em África; a cevada e o trigo no Oriente Central; e o milho nas Américas.

A conexão entre os cereais integrais e a paz foi fundamental nas filosofias tradicionais. No longínquo Extremo Oriente, o ideograma que representa a palavra “paz” - wa - é formado pelos ideogramas “grão” e “boca”.

Os nossos antepassados sabiam intuitivamente que uma dieta baseada numa predominância de cereais e legumes criava uma mente e uma sociedade pacíficas. O Tao Te King, os tratados clássicos de Confúcio e os Upanishads, entre outros, contêm esta sabedoria.(...).

Os costumes modernos referem-se normalmente à paz como uma trégua entre conflitos bélicos. No entanto, na sua origem, esta palavra tem um significado muito mais lato. A palavra inglesa “peace” vem do latim “pax” e significa um ato de consentimento entre dois opostos. Da mesma forma, as palavras “pacto” e “compacto” derivam da mesma raiz que “paz” e também significam “consentimento”. A paz é um equilíbrio dinâmico entre duas forças opostas semelhantes.

A verdadeira paz é uma união harmoniosa de opostos e não apenas a cessação de um conflito. É um estado ativo e criativo em que as diferenças individuais e unificam como parte de um todo mais amplo.

No Extremo Oriente, existiu uma compreensão dinâmica da paz em comparação com os tempos actuais. A paz era concebida como um equilíbrio entre o yin e o yang - as duas forças antagónicas e complementares que constituem todos os fenómenos. Por exemplo, no livro das mutações o I Ching. Há um hexagrama para “paz”, T'ai, que combina traços yin e yang em perfeita harmonia.

Os comentários de Confúcio são = PAZ: “os pequenos começos, as grandes aproximações. Boa sorte. Êxito”.

Desta forma, o céu e a terra unem-se e todos os seres participam nesta união.

Os que estão em cima e os que estão em baixo unem-se e tornam-se uma só vontade.

O princípio da luz (yang) está abaixo do princípio da escuridão (yin). A força está em baixo e a devoção em cima; o ser superior está em cima e o inferior em baixo”.

O significado de paz (shalom) foi descrito na tradição judaico-cristã no “Dicionário dos Intérpretes da Bíblia” como: “O estado de integridade que possuem as pessoas ou grupos, relacionado com a saúde, a prosperidade, a segurança ou com a integridade espiritual dos pactos. No Antigo Testamento não se faz qualquer distinção particular entre estas categorias, a paz militar ou económica é similar à saúde física ou espiritual do indivíduo.”

Num sentido mais amplo e universal, a paz e a saúde são a mesma coisa. A paz e a felicidade são inseparáveis. A paz individual e a paz social são uma só. Num sentido mais prático, a paz refere-se não só a conseguir o equilíbrio entre os EUA e a União Soviética, entre árabes e judeus, entre hindus e muçulmanos, entre protestantes irlandeses e católicos irlandeses, e entre outros lados opostos. A paz tem a ver com o equilíbrio entre todos os aspectos da nossa vida quotidiana. Inclui equilibrar o frio do Inverno com o calor do Verão, equilibrar as horas de atividade durante o dia com as horas de descanso à noite e equilibrar a quantidade e a qualidade dos alimentos e bebidas que consumimos todos os dias com os que consumimos durante as férias, emfestas e noutras ocasiões especiais. De facto, quanto mais reflectimos sobre a nossa existência, mais nos damos conta de que a natureza da qual somos uma pequena parte constituinte é feita de numerosos opostos. Não só estamos constantemente a equilibrar estes factores opostos, consciente ou inconscientemente, como estes factores estão em constante mudança. E isto cria eventualmente uma dinâmica de opostos. O Verão muda para o Inverno, a juventude muda para a maturidade, a ação muda para o descanso, as montanhas mudam para os vales, a terra muda para os oceanos, o dia muda para a noite, o ódio muda para o amor, os ricos e poderosos declinam, os pobres e dóceis prosperam, a guerra muda para a paz, os inimigos inveterados tornam-se amigos, as civilizações crescem e caem, as espécies aparecem e desaparecem, a vida muda para a morte e para novas vidas, a matéria muda para a energia, o espaço muda para o tempo, as galáxias aparecem e desaparecem.

Provenientes do Um Infinito ou Deus, o yin e o yang são as forças eternas que regem todos os fenómenos, visíveis e invisíveis, individuais ou colectivos, particulares e totais, passados e futuros. Conhecer os princípios e as leis da mudança é alcançar a Árvore da Vida, entrar no Reino dos Céus, alcançar a Paz Perfeita. Quando conhecemos estes princípios e leis, todos os conceitos espirituais e religiosos, todas as ideias científicas e filosóficas e todos os esforços individuais e sociais são unificados e compreendidos como aspectos complementares de um todo maior. Estas forças e tendências são uma bússola que nos permite perceber a ordem e a harmonia que existe a todos os níveis. Ao conhecê-las, podemos transformar a doença em saúde, a tristeza em alegria e a guerra em paz.

(Traduzido por Agnès Pérez do livro de M. Kushi: Um mundo pacífico).




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