HOMENAGEM A SENSEI NYOTI SAKURAZAWA
(GEORGES OHSAWA)
Por: Gérard
Wenker
George Ohsawa viu-se durante a sua vida numa encruzilhada de várias
correntes de pensamento, primeiro em seu próprio país, o Japão, em plena revolução
cultural na transição de uma sociedade tradicional ancestral para a era
industrial; depois entre a metafísica oriental e o materialismo ocidental
e finalmente entre os pacifistas e os senhores da guerra do Japão antigo.
Incansável, dotado de um espírito
brilhante e de uma vontade excepcional, como Marcello Ficino na época do
Renascimento, Georges Ohsawa, confrontado com essa poderosa mistura de ideias, teve a
oportunidade de medir os benefícios e os malefícios a longo prazo.
Valendo-se da sua própria situação social
e a da sua família num Japão desestabilizado pela entrada no mundo moderno,
soube aproveitar uma capacidade de resiliência fora do comum para tirar dela,
após profunda reflexão e partindo de antigos dados orientais, uma nova
"concepção-constituição universal", de acordo com as mais recentes
descobertas científicas.
Posteriormente, G. Ohsawa foi levado a conceber
um sistema filosófico no qual o homem aparece dependente de forças antagonistas
e complementares que são designadas por yin e yang.
Depois de ter desenvolvido um método prático baseado no equilíbrio das
cargas do Ki (energia vital) dos alimentos e na relação sódio-potássio
nas células do corpo humano, ele chamou a essa doutrina de "O Zen
Macrobiótico" e passou a maior parte da sua vida a ensiná-la.
Chegado pela segunda vez a França em 1957, organizou acampamentos para
demonstrar a eficácia de seu sistema na cura de numerosas doenças, consideradas
incuráveis. Ele continuará incansavelmente a ensinar e a formar
conselheiros qualificados que continuarão a sua obra após a sua morte em 1966.
O professor e mestre NYOTI SAKURAZAWA escreveu muitas obras sobre a
filosofia da medicina do extremo oriente - mais de 2.000.000 de exemplares do
livro “O Zen Macrobiótico” circulam no mundo inteiro.
Conheceu eminentes
personalidades entre as quais se contam o Dr. Albert Schweitzer, Alexis Carrel,
Nehru.
O seu domínio
sobre conhecimentos orientais, permitiu-lhe ter sido capaz de prever, entre
outros, o fim trágico de J. Kennedey e de Gandhi.
Hoje, poucas
pessoas se lembram que foi ele que esteve na origem da introdução na Europa da
Acupunctura, da Ikebana, da arte Bonsai, da filosofia Zen, da Arte do Chá.
Foi também ele
que fez com que fosse a França o mestre Taisen Deshimaru falar sobre o Zen e
Aritomo Murashise à Bélgica falar sobre BUDO.
Apoiou, através
do seu Princípio Único, as teses do célebre investigador cientista francês C.
Louis Kervran, que fez descobertas sobre os metabolismos biológicos aberrantes
pelas transmutações biológicas.
Colaborou com
eminentes biólogos especialistas em doenças cancerígenas, como o Dr. SHISHYMA e
o Dr. MORISHITA.
Criou a
Macrobiótica (1929) baseada no equilíbrio das cargas da energia Ki dos
alimentos e a relação Potássio(K)/Sódio(Na) no organismo.
Está na origem da agricultura biológica e trouxe à
ribalta as teses da ecologia moderna. Inoculou-se a si próprio com doenças
tropicais para fazer a demonstração das suas teorias.
O desaparecimento
de N.S. teve como efeito que todas estas disciplinas que ele importou pela
primeira vez para a Europa estejam hoje em muitos espíritos ocidentais, amputadas
a partir da sua fonte última, “A lógica universal do Princípio Único”.
Segundo o sensei
N.S., o universo é regido por uma única lei presente em todos os domínios. O AIKIDO
é uma aplicação entre muitas outras deste Princípio Unificador.
Os seus
ensinamentos explicam-nos a dialética yin-yang, várias vezes milenar, adaptada
à vida actual. Ele interpretou a Ordem do Universo em sete Princípios e doze
Teoremas, explicando as mutações e as mudanças na permanência da impermanência.
A interpretação destes princípios pode ser analisada tanto no plano metafísico
como no plano físico, o que leva à confusão e contradição nos espíritos
ocidentais.
Há 4.000 anos a
dialética era física. Como resultado, o céu era considerado como o símbolo do grande
yin e a terra do grande yang. O céu era o espaço infinito, o vazio yin e a
terra, inversamente, era yang. Os metafísicos como CONFUCIUS inverteram esta
classificação, partindo do princípio de que o vazio produz tudo.
Para maior
clareza e uma melhor compreensão, N.S. manteve voluntariamente a dialética num
plano físico que corresponde melhor ao nosso mundo moderno científico.
O principiante encontrará, pois, paradoxalmente, o
facto de encontrar nos tratados de acupunctura o atributo yang para o intestino,
a bexiga, enquanto no plano físico os órgãos ocos são classificados yin. Dito isto,
aconselho o leitor a não misturar estes dois planos, correndo o risco de inverter
a classificação o que terá como consequência erros de avaliação e mal
direccionados. (*)
Neste momento, as obras sobre o TAO são numerosas e estão
frequentemente cheias de erros de dialética. Não aceite senão o que compreender
pela lógica e a analogia, rejeite desde o início o que não se verificar através
das leis do Princípio Único. Este princípio aplica-se a todas as ciências desde
a química, a física, a biologia, a botânica, a electrónica, a medicina, mas
também nas disciplinas culturais. Os DO, e mais particularmente o AIKIDO, o
JUDO e o BUDO, são aplicações práticas e dinâmicas destas leis universais. A Macrobiótica
é uma forma de viver incluindo o Princípio Único nos pensamentos, nas acções e
na maneira de nos alimentarmos.
N.S. deixou atrás de si milhares de discípulos no mundo inteiro (1). A fábrica de alimentos naturais de S. Martin Latem, perto de Gand, na Bélgica, tomou o prenome da esposa de Georges Ohsawa: “LIMA”. Lima perpetuou os ensinamentos do seu marido até à sua morte com 102 anos, em Novembro de 1999, em Tóquio.
(1) PIONEIROS MACROBIÓTICOS DO SEC. XX:
Ayam - Claude
Aubert et Emmanuelle Aubert - Herman Aihara - Cornelia Aihara - Jean Baudry -
J. Bouquet - Mario Binetti - Marc Van Cauwenberghe - Dr. Marc Van Cauwenberghe.
Chishima & Morishita - Gérard et Diana Cazals - Jean Celle - Jacques
Delangre - Hubert Descamps - Paul Dietrich - Bruno Doumaisel - Wendy et Edward Escoo
- Masanobu Fukuoka - Pierre Gevaert - François et Sosoa Gisel - Eddie Hara -
Jean Hervé - Dr. Sagen Hiziduka - Dr. Jean Ithurriague - Alex Jack - Hubert
Jouan - Louis Kervran - Louis Kervran - Aveline Kushi - Michio Kushi - Tomio
Kikuchi - René Lévy - Hélène et Mateo Magarinos - Jacques Mittler - Noboru
Muramoto - Yves Nani - M. Nakamura - Adelbert et Wieke Nelissen - Nguyên thi
ThuBa - Mario Pianesi - Françoise Rivière - Jean et Margaretha Rofidal -
Jacques Skalka - Francisco Varatojo - Shizuko Yamamamoto - Roland Yasuhara -
Clim Yoshimi - Daniel, Ingrid et Boris Youssoufian - Thierry Lebrun.
BIOGRAFIA CRONOLÓGICA DE NYOITI
SAKURASAWA
CONHECIDO COMO GEORGES OHSAWA
1893 |
Nasceu em Kyoto, a 18 de Outubro, em frente do templo TENRYU. |
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1902 |
Morte da sua mãe, aos 29 anos (de tuberculose). Suas duas irmãs
morreram muito novas. O seu pai havia já deixado o lar conjugal muito
antes. |
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1908 |
Contraiu tuberculose pulmonar e intestinal. Morte de seu irmão mais
novo aos 16 anos. Começa a escrever poemas (Tankas). |
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1910 |
Abandonado pela medicina clássica (hemoptises graves). Escreve
poemas e publica-os. |
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1912 |
Recupera a saúde graças ao Dr. Hiziduka SAGEN. Médico militar -
fisiognomonista - inventor da terapia alimentar Na/K. |
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1913 |
Contratado por uma empresa de importação-exportação em Kobe. |
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1914 |
Diplomou-se na escola francesa de Kobe, mas perdeu o emprego quando rebenta
a Primeira Guerra Mundial. Tornou-se comissário de bordo de longo curso. |
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Vai a França pela primeira vez. |
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1915 |
Torna-se gerente de uma empresa de importação-exportação. |
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1917 |
Torna-se director geral de outra empresa de importação-exportação em
Yokohama. Sonha já em fundir as culturas oriental e ocidental e viaja
frequentemente para a Europa e para os EUA. |
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1918 |
Membro da sociedade "SHOKUYO-KAI", (macrobiótica) dedica-se à divulgação
do método do Dr. H. Sagen. Estuda medicina (mais tarde tornou-se
presidente da Sociedade de Médicos Tradicionais de Nippon). |
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1920 |
Introduz em França dispositivos emissores-receptores; importa para o
Japão câmaras especiais e películas "KODAK"; obtém patentes e
escreve em japonês "Técnica moderna do cinema ". Traduz também
"As Flores do mal", de Baudelaire. |
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1923 |
Apoia os sobreviventes na sede social da sua Companhia após o Grande
Terremoto de Tóquio. |
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1924 |
Abandona a sua carreira e dedica-se ao movimento "Shokuyô-Kai". |
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1927 |
Torna-se redactor-chefe da revista "Shokuyô-Zassi", existente
desde 1906. |
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1928 |
Organiza o primeiro acampamento de Verão do Princípio Único em
Hokkaido; publica “A Fisiologia da Mentalidade Japonesa” e “Conferências
sobre Macrobiótica”, de H. Sagen. |
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1929 |
Vai a Paris pela Transiberiana, para propor ao mundo a filosofia do
Princípio Único. Insiste na unificação das culturas do Este e do Oeste. Cria
a MACROBIÓTICA baseada no equilíbrio das cargas do KI dos alimentos e da
relação Potássio–Sódio no organismo. |
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1931 |
Publica seu primeiro livro em francês: "O Princípio Único" (da Vrin),
prefaciado por René GROUSSET da Academia Francesa, e por Serge ELISEEV, filósofo
de renome. |
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1929 a 1935 |
Estuda na SORBONNE e no INSTITUTO PASTEUR, imerso na maior
pobreza. Publica artigos sobre acupuntura, Judo, Haï-Kaï,
Bonsaï. Publica "O Livro das Flores" e também romances
policiais. Trabalha com SOULIE DE MORANT no desenvolvimento da
acupuntura e ganha a vida como praticante desta arte. |
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1935 |
Volta ao Japão, onde introduz um modelo de avião ultraleve: o "Piolho
do Céu”. Funda a revista "MUSUBI" que durará dez anos. |
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1937 |
É eleito presidente da sociedade Shokuyô-Kai (Macrobiótica), cuja revista
atinge os 10.000 assinantes. |
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1939 |
Encerramento do hospital macrobiótico do Dr. H. Sagen. Deixa a
sociedade Shokuyō-Kai. |
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1940 |
Fundação do INSTITUTO DO PRINCÍPIO ÚNICO, em Ootsu. Milita no
movimento pacifista por um "Governo Mundial" ao lado de Albert
Einstein, Norman Cousin, Dr. A. Schweitzer, Tomas Mann e Edgard
Gevaert (fundador da primeira fábrica de produtos macrobióticos). |
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1941 |
As suas atividades contra a guerra desencadeiam um movimento de
oposição; previu a entrada do Japão na guerra e alertou sobre sua
derrota. Também previu a retirada dos britânicos da Índia e o
assassinato de Gandhi. Detido por várias vezes e torturado por mais de
dez vezes. |
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1944 |
Reafirma a derrota do
Japão. Escreveu para seus alunos na frente de batalha: “Abstem-te de
toda a comida, sê o último vencedor. Mesmo à custa da desobediência,
tenta sobreviver”. Tenta entrar na Rússia para convencer os dirigentes
russos - mas foi condenado à morte. Escapa e regressa ao Japão para se esconder. |
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1945 |
Acusado de espionagem e torturado, depois condenado à morte, é solto
graças à intervenção do Procurador Sato. Tenta imediatamente um golpe de
estado com o General Limura, convencendo-o a propor a paz aos EUA! É preso
novamente, foi libertado no mês seguinte por ordem do General MAC
ARTHUR. |
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1945 |
Cria uma nova revista: "A BÚSSOLA", para tentar reunir os seus
amigos dispersos. |
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1946 a 1948 |
Funda um colégio para jovens e trabalha com o movimento do GOVERNO
FEDERAL MUNDIAL. Expulso da função pública, cria a título privado a "MAISON
IGNORAMUS" e o jornal "O GOVERNO MUNDIAL". |
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1948 |
É proibido de qualquer atividade social oficial por Mac Arthur, por causa
de seu livro "O que fez o Japão perecer", considerado muito
"nacionalista" desta vez! |
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1949 |
Lança a revista médica "SANA". Suas obras em japonês contam
já com mais de 300 títulos! |
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1952 |
Publica "O Livro do Judo". |
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1953 |
Deixa o Japão em companhia da sua esposa numa viagem sem fim à volta do
mundo. |
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1954 |
Estabelece o INSTITUTO DO PRINCÍPIO ÚNICO na Índia e a seção japonesa da
Universidade AUROBINDO. Escreve a MAO TSE TOUNG e alguns outros
estadistas. |
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1955 |
Parte para África onde fará jejum durante 60 dias, percorrendo 7.000 km
sem parar em conferências e consultas. Chega a LAMBARENÉ, a casa do Dr. SCHWEITZER. |
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1956 |
Encontro com o Dr. Schweitzer. Escreve “A Filosofia da Medicina do
Extremo Oriente”. (da Vrin-Paris). Contrai e cura-se de úlceras
tropicais na tentativa de convencer o "Grande Doutor", em vão. |
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1957 |
Chega a França, e começa o seu ensino da Macrobiótica na sua forma definitiva. Primeiro
acampamento macrobiótico, em Chelles, que mais tarde será conhecido como o
“campo dos milagres”. Publica “Jack e Mitie”. |
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1958 |
Diplomado, com medalha de prata, pela Prefeitura de Paris! Eleito
Deputado dos "CIDADÃOS DO MUNDO". |
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1958 a 1964 |
Vários acampamentos de Verão em França - Saintes-Maries, Préfailles,
Ballons, St Médard de Guizières. Corresponde-se com os seus amigos
franceses. Previu o assassinato do presidente Kennedy na primeira página
do "HERALD TRIBUNE". Colabora com grandes biólogos, como os
Doutores CHlSHlMA e MORISHlTA, especialistas em cancro. |
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Também organiza acampamentos de Verão
nos EUA e em vários países ocidentais. |
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Abertura da primeira fábrica de
produtos macrobióticos (Lima), na Bélgica. |
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Publica “O Zen Macrobiótico”, “O Cancro
e a Filosofia do Extremo Oriente” e “A Era Atômica” (da Vrin). |
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1959 |
Preside o Congresso Mundial de "Cidadãos do Mundo", em Viena,
Áustria ao lado de Thomas Mann, Upton Sinclair. |
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1964 |
Experiências sobre as transmutações, em relação com L. KERVRAN,
Presidente do Conselho de Higiene de Paris. |
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1965 |
Acampamento de Verão em Port Manech, onde anuncia a chegada do Mestre Zen
TALSEN DESHlMARU, a quem apresenta como seu sucessor. Publica a
“Declaração de Paz Mundial e Eterna”. |
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1965 |
Anuncia a sua prática ilimitada da monodieta "N°7" declarando:
"Quero tentar ser um verdadeiro asceta que vive a ordem do universo no
seu corpo". |
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1966 |
Publica "A Educação da Vontade" como seu testamento, e organiza
os primeiros "Jogos Olímpicos Espirituais e Culturais" que tiveram
lugar no Verão com os seus amigos do mundo inteiro - (300 representantes do mundo
inteiro foram convidados). Me Deshimaru será o Secretário Geral na
presença do Ministro da Saúde do Japão. |
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A 24 de Abril de 1966, faleceu em
sua casa, Tóquio, sem ter cessado as suas atividades até ao último minuto. |
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Lima, nascida a 18 de Abril de
1898, perpetuou os ensinamentos do marido e dirigiu o "Centro
Internacional Ignoramus" no Japão, até sua morte aos 102 anos em 9 de Novembro
de 1999 em Tóquio. |
CURIOSIDADE: segundo o Professor Tomio
Kikushi (discípulo de G. Ohsawa destacado para o Brasil) e transcrito por
Dirceu Cavalheiro, no período em que NYOTI SAKURAZAWA viajou
pela Europa e começou a espalhar a sua filosofia em Paris, adotou o pseudônimo
"Ohsawa", supostamente do francês “Oh-ça-va”, que significa
"Oh vai tudo bem" ou "estou indo bem", como resposta â pergunta
"Como vai você?".
O LEGADO DE GEORGE OHSAWA
Por: EDWARD
ESKO (**)
(Traduzido do inglês por François Roland e Fabienne Pizot)
Os ensinamentos de Ohsawa sobre o respeito pela natureza e um modo de vida
ecológico são semelhantes aos do movimento ecológico mundial, com a inclusão da
defesa da escolha de uma alimentação vegetaliana respeitadora do meio ambiente.
Além disso, as ideias de Ohsawa sobre a justiça econômica alimentar foram
retomadas na obra “Alimentação para um pequeno planeta”, de Frances Moore
Lappe, “Alimentação para uma nova América”, de John Robbins, assim como de
outras obras que preconizam um regime alimentar à base de cereais, legumes e
soja, como uma solução para o problema da fome no mundo e como meio de
preservar os recursos naturais, incluindo as florestas tropicais.
A importância que Ohsawa dá aos produtos naturais, bem como o seu
ensinamento sobre a indiscutível unidade do corpo humano com o solo, é agora expressa
no seio dos movimentos para a produção de alimentos naturais e biológicos, bem
como na agricultura sustentável. O uso de pesticidas e outros produtos
químicos na produção alimentar é agora reconhecido como uma ameaça quer para a
saúde individual quer para a integridade do meio ambiente à escala planetária. Constata-se,
portanto, que há um apelo para o retorno aos métodos de produção e da
agricultura biológicos. Assim, os produtos biológicos deixaram de estar
confinados às lojas especializadas e passaram a aparecer por todo o lado nas
prateleiras das grandes superfícies.
A convicção de Ohsawa na superioridade de
uma alimentação à base de vegetais é agora compartilhada à escala mundial por
cientistas e investigadores em medicina - publicado pelo governo dos EUA em
1977. Os estudos de populações como "The Campbell Report" (sobre a saúde
na China), demonstram que a taxa de doenças cardiovasculares, cancros, diabetes
e outras doenças crônicas é muito menor entre as pessoas que fazem uma nutrição
à base de cereais e de legumes.
A introdução por Ohsawa na cultura
ocidental de terapias do Extremo Oriente, como a acupuntura, a moxabustão, a fitoterapia
chinesa, a meditação, a visualização, entre outras abordagens holísticas,
criou, por um lado, um terreno fértil para o surgimento de métodos não
convencionais, medicinas holísticas, alternativas e naturais e, por outro lado,
tem favorecido a sua aceitação pela opinião pública. Sondagens recentes
mostraram que um terço da população dos EUA recorre pelo menos a um método não
convencional de cuidados ou prevenção da saúde, incluindo a macrobiótica. Um
grande número de médicos, de profissionais da saúde, bem como investigadores do
Instituto Nacional de Saúde dos EUA dão crédito agora às medicinas alternativas
ou não convencionais. O sonho de Ohsawa de uma síntese entre a medicina
oriental e a medicina ocidental poderá tornar-se realidade mais cedo do que
pensamos.
Confirmados por mais de cinquenta anos de
experimentação, os ensinamentos de Ohsawa provam que um regime alimentar à base
de alimentos naturais não refinados contribui para a cura de doenças crônicas e
agudas. A medicina leva agora esse facto a sério. No plano
bioquímico, os investigadores estão em vias de descobrir um grande número de
compostos presentes nos cereais, leguminosas, algas, miso, bem como nos legumes,
que inibem o crescimento de tumores cancerígenos. No plano clínico,
estudos como o conduzido pelo Dr. Dean Ornish, provam que um regime alimentar à
base de cereais e de legumes pode evitar bloqueios coronários crônicos (a
principal causa de ataques cardíacos e de apoplexia) dão razão à convicção
de Ohsawa: o corpo humano pode forjar a sua própria cura com a ajuda de
alimentos devidamente selecionados.
A crescente popularidade da macrobiótica
entre as pessoas com cancro, assim como a publicação de relatos documentados da
sua cura, levou o Instituto Nacional de Saúde dos EUA a aprovar um estudo
oficial sobre macrobiótica e cancro. Num futuro próximo, uma alimentação
natural equilibrada de acordo com os princípios da macrobiótica poderá tornar-se
num componente importante do sistema de saúde moderno. Além disso, as
ideias de Ohsawa sobre a responsabilidade de cada um pela sua própria saúde
estão ganhando terreno tanto no domínio saúde pública como no domínio da
medicina preventiva.
As descobertas de Ohsawa no campo das
transmutações atômicas, bem como a sua aplicação do princípio yin/yang na
química e na física, contribuíram para o estabelecimento progressivo de uma
nova escola de pensamento. Segundo este último, coisas e fenômenos estão
ligados por uma relação de interdependência. A tradicional separação
cartesiana entre corpo e espírito, o testemunho e o sujeito de observação, a natureza
e a humanidade, é substituída por um paradigma mais holístico e unificador.
A visão que defende Ohsawa de uma
civilização planetária unida em torno de uma motivação comum centrada na saúde,
na paz, no respeito pela natureza, bem como numa percepção intuitiva da nossa
origem e do nosso destino como seres humanos, está gradualmente tomando forma,
à medida que suas ideias continuam a se propagar par além das barreiras
nacionais, raciais, ideológicas e geográficas. De Sidney a São
Petersburgo, de Boston a Buenos Aires, do Colorado ao Congo, de Oroville a
Osaka, um número crescente de pessoas está aplicando as ideias de Ohsawa.
(**) Edward Esko ensina macrobiótica. É
escritor, conferencista e autor de várias publicações, entre as quais “A
Macrobiótica Contemporânea”. Este trecho é retirado do prefácio da sua obra
intitulada "O Essencial de Ohsawa".
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